Imagem capa - No período da gestação e também da amamentação, alguns chás e ervas naturais devem ser evitados! por LaMusa Fotografia mamãe e bebê-Newborn
Gestante

No período da gestação e também da amamentação, alguns chás e ervas naturais devem ser evitados!

Gestantes X Chás


Não é novidades que as gestantes possuem muitas restrições a medicamentos para diversos fins. Por conta disso, durante a gestação, muitas costumam apelar para métodos mais naturais, entretanto, existem também alguns chás e ervas que podem ser danosos tanto nesse período, quanto na fase de amamentação.


Em entrevista divulgada, Fernanda Mariz, mestre em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, afirmou que o uso pouco cuidadoso de plantas medicinais pode causar intoxicações, diminuir a quantidade de leite e induzir até mesmo um aborto.


Mas é claro que tudo depende da quantidade e frequência que o chá é consumido. O chá de hortelã, por exemplo, diminui a produção de leite, motivo pelo qual deve ser evirado durante a gravidez. Já o de boldo possui efeitos tóxicos devido à presença do ascaridol, que pode causar abortos. O chá preto, verde, branco e o mate aceleram o metabolismo e podem causar mal-estar e palpitações cardíacas.