Imagem capa - Alimentação X Cólicas por LaMusa Fotografia mamãe e bebê-Newborn
Gestante

Alimentação X Cólicas

Cólicas, as dores abdominais em recém-nascidos, são o terror das mães. Não é raro ouvir histórias de mamães que acabam ficando acordadas durante a noite toda por conta desse tipo de desconforto em seus bebês.



Como o sistema digestivos deles ainda é imaturo, as reações a algumas substâncias podem resultar em dores na região abdominal, que os deixam irritados e desconfortáveis. 


Embora não se saiba ao certo os motivos que levam alguns bebês a serem mais suscetíveis a isso que outros, há indícios de que os hábitos da mulher, ainda durante o período da gestação e também no pós-parto, podem influenciar na intensidade de cólicas da criança.


Alguns alimentos, geralmente os que provocam gases, podem predispor as cólicas. Por isso, recomenda-se evitar itens como o leite, chocolate, brócolis, couve-flor, repolho, feijão, cebola, comidas apimentadas, entre outros alimentos.


É uma maneira de, através da privação de um número seleto de alimentos, tentar remediar esses episódios de tanto desconforto aos bebês.