08/09/2021 às 14:47 Gestante

Ansiedade na gravidez: Como a ansiedade pode me afetar e 4 dicas para lidar com a ansiedade na gestação

13
4min de leitura

A Ansiedade na gravidez a um certo ponto pode ser considerada normal, pois tudo muda na vida da mulher quando ela descobre que está gravida! Portanto é necessário dar uma atenção a mais para identificar o que é normal e o que pode ser prejudicial a você mamãe e ao seu bebê.

E quando a mulher descobre a gravidez inicia um ciclo muito complexo de mudanças, pois ao mesmo tempo que a mulher se sente muito feliz por ela estar gerando uma vida dentro de si! Surgem também os medos, preocupações e inseguranças que esse novo ciclo trás...

E as duvidas como; Será que eu vou ser uma boa mãe? Como que vai ser a gestação? Como vai ser o parto? Será que eu vou dar conta?... Que vem ao longo da gestação a um certo ponto é normal, pois essas duvidas ajudam a encarar as dificuldades que viram durante a gestação. Entretanto é importante observar e identificar se esses questionamentos não está te afetando...

Como a ansiedade na gravidez pode te afetar:

Se questionar sobre se você vai ser uma boa mãe, se vai ter o apoio da família, Se você está pronta para ter um filho, é normal esses são motivos típicos que podem trazer muita ansiedade para esse período, mas em excesso, pode te levar a uma ansiedade profunda.

E os sintomas da ansiedade profunda ou "transtorno de ansiedade" são; medo muito intenso, angústia, preocupação excessiva, sentimento de culpa, pensamentos negativos, de que sempre vai acontecer alguma coisa ruim.

E esses sintomas podem trazer diversos problemas tanto para a saúde física, como para a saúde psicológica da futura mamãe.

E o transtorno de ansiedade na gestação aumenta o risco de depressão pós-parto e estresse pós-traumático, além de prejudicar a formação do bebê. E por esses motivos que é extremamente importante ter calma e equilibrar as emoções para passar por essa fase difícil.

E continuando nesse blog você vai ter 5 dicas de como lidar com a ansiedade para que com o tempo você supere essa fase difícil da gestação.

4 dicas para lidar com a ansiedade na gestação:

1° Dica: Faça exercícios físicos

Yoga:

O Yoga ajuda a recuperar as energias, relaxar, melhorar a circulação e melhorar a postura. Além disso, os exercícios de Yoga também ajudam a preparar o corpo da mulher para o parto, pois melhora o controle da respiração, e aumenta a flexibilidade do quadril.

Natação:

A natação é o exercício mais recomendado na gestação, pois a água amortece todo peso do corpo deixando a mamãe mais leve e isso ajuda muito com as dores nas costas pois a água alivia o peso da barriga e assim ajuda a liberar a tensão nas costas.

Exercícios Aeróbicos em si ajudam muito a controlar a ansiedade pois eles produzem endorfina que está diretamente ligado ao bem-estar.

Se você não fazia nenhum tipo de exercício físico antes da gravidez, converse com seu médico e se informe sobre alternativas de baixo impacto que podem se encaixar na sua rotina!

2° Dica: Preparação

Prepare-se para muitas mudanças que estão por vir pois fará você se sentir mais segura e calma pois tudo vai estar em ordem. Tire um tempo para montar um planejamento do que você precisa fazer ou prestar atenção em cada semana da sua gestação ou encontre um acompanhamento que possa te ajudar a se preparar para essas mudanças futuras.

3° Dica: Durma bem

Uma boa qualidade de sono é essencial para sua saúde e a do bebê, com um sono regulado e de qualidade e quando eu falo qualidade não é quantas horas você dorme, mas todo processo para que seu sono seja mais saudável.

E no próximo blog irei falar como você pode dormir melhor com a higiene do sono, então se quiser receber esse conteúdo que com certeza vai ajudar você mamãe que sofre com a falta de sono...

Nos siga lá no Instagram @raquel.lacerda.fotografa para ser avisado quando eu postar esse conteúdo muito legal e receber muitos outros conteúdos sobre a maternidade!

4° Dica: Respire melhor

Pode parecer simples, mas a respiração é muito importante para trazer calma, equilíbrio e maior oxigenação dos músculos. Técnicas de respiração são poderosas aliadas para grávidas principalmente na hora do parto!

Então após receber essas dicas que vai te ajudar a lidar com a ansiedade na gravidez não se esqueça de praticar e lembre-se que quanto mais você praticar melhor vão ser os resultados porque a ansiedade é um processo longo e você precisa lidar com ela frequentemente para superar essa fase!

E já siga a gente lá no Instagram para receber semanalmente conteúdos como este sobre a gestação e a maternidade, clica aqui para ir direto no nosso perfil!

08 Set 2021

Ansiedade na gravidez: Como a ansiedade pode me afetar e 4 dicas para lidar com a ansiedade na gestação

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ansiedade na gestação como lidar com a ansiedade na gravidez 5 passos para lidar com a ansiedade 5 passos para lidar com a ansiedade na gravidez ansiedade como saber se estou ansiosa - ansiedade na gravidez Como saber se estou tendo uma crise de ansiedade Gestante gravidez mães de primeira viagem o que fazer para lidar com a ansiedade o que fazer para se acalmar na gravidez

Quem viu também curtiu

07 de Jun de 2017

Dúvidas em como montar o enxoval? Confira as dicas para não se perder nesse momento!

07 de Jun de 2017

Você sabe quais são os principais sintomas da gravidez?

07 de Jun de 2017

No período da gestação e também da amamentação, alguns chás e ervas naturais devem ser evitados!