01/09/2021 às 15:03 Gestante

Como aliviar dores nas costas na gravidez

27
3min de leitura

Olá gravidinhas! Hoje vamos falar sobre Dores nas costas durante a gravidez que alias é bem comum entre as mamães na segunda metade da gestação é um dor bem intensa e que pode aumentar à medida que a gravidez progride...

Mas você sabe porquê isso acontece?

À medida que a barriga se expande, o útero desloca o centro de gravidade do corpo da mulher ao mesmo tempo que alonga e enfraquece os músculos abdominais, afetando a postura e aumentando a carga nas costas. Além disso, o peso extra que a mulher grávida carrega significa mais trabalho para os músculos e maior estresse nas articulações, por isso que a dor nas costas pode piorar durante a gestação.

As mudanças hormonais características da gravidez afrouxam as articulações e relaxam os ligamentos que prendem os ossos da pélvis à coluna. Isso pode fazer com que a mulher se sinta menos estável e sinta algum desconforto ou até mesmo dor ao caminhar, ficar em pé ou sentada por muito tempo.

Mas não se preocupe, você não está sozinha; mais de dois terços das mulheres grávidas sofrem com essa dor nas costas que em alguns casos pode começar já no início da gravidez, mas geralmente acontece durante a segunda metade da gestação e pode piorar à medida que a gravidez progride. A boa notícia é que ela geralmente desaparece poucos meses após o parto. 

E o que pode ajudar a aliviar a dor nas costas na gravidez?

Mexa-se! A melhor opção é se preparar bem para essa fase de mudanças. Se já estiver acostumada a uma rotina de exercícios, continue treinando e fortalecendo os músculos da região das costas, abdômen, e pélvis.

3 Tipos de exercícios que pode aliviar dor intensa nas costas durante a gravidez:

1° - Musculação:

A musculação sob muitos cuidados e supervisão trás muitos benefícios para a gravidez, mas o principal é que esse tipo de exercício ajuda a aliviar dores na lombar, então você mamãe que gosta de um esforcinho a mais esse exercício é ideal para você!

2°- Yoga:

O Yoga ajuda a recuperar as energias, relaxar, melhorar a circulação e melhorar a postura, evitando as dores na lombar típica das últimas semanas da gravidez. Além disso, os exercícios de Yoga também ajudam a preparar o corpo da mulher para o parto, pois melhora o controle da respiração, e aumenta a flexibilidade do quadril.

3°- Natação:

A natação é o exercício mais recomendado na gestação, pois a água amortece todo peso do corpo deixando a mamãe mais leve e isso ajuda muito com as dores nas costas pois a água alivia o peso da barriga e assim ajuda a liberar a tensão nas costas.

Se você não fazia nenhum tipo de atividade antes da gravidez, converse com seu médico e se informe sobre alternativas de baixo impacto que podem se encaixar na sua rotina e independente disso preste muita atenção a sua postura e se necessário sessões com bolsa de água quente ou gelo pode ajudar e uma boa e merecida massagem também!

Então esse é o segredinho magico que pode ou não ajudar você mamãe a aliviar essas dores nas costas que vai estar com você por períodos bem longos ou talvez por pouco tempo, mas se precisar é só voltar nesse blog e ver essas dicas que vão te ajudar bastante durante esses períodos difíceis da sua gestação!

E se você gostou desse blog, já compartilha com uma amiga que também está passando por essa fase junto com você pra salvar ela dessas dores nas costas também né...

E também vai lá no nosso Instagram @raquel.lacerda.fotografa para receber vários conteúdos como este que podem te ajudar diariamente nos stories!!!

01 Set 2021

Como aliviar dores nas costas na gravidez

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Sintomas da gravidez Como aliviar dor nas costas na gravidez Dor na lombar na gravidez Dores na gravidez Dores nas costas na gravidez Ensaio de Gestante Fotos de Gestante Gestante Mãe

Quem viu também curtiu

07 de Jun de 2017

Você sabe quais são os principais sintomas da gravidez?

07 de Jun de 2017

Dúvidas em como montar o enxoval? Confira as dicas para não se perder nesse momento!

07 de Jun de 2017

No período da gestação e também da amamentação, alguns chás e ervas naturais devem ser evitados!

Fale comigo!
Logo do Whatsapp